O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Teresina, PI
Terça, 12
Dezembro de 2017

02/10/2017 - 16h08min

Jucepi avança entre as melhores Juntas Comerciais do Brasil

A Receita Federal divulgou na última semana o novo relatório de integração Redesim. A novidade do ranking é a forma de classificação das Juntas Comerciais, que antes eram elencadas em ordem numérica e agora obedecem categorização por blocos.
Assim o novo ranking está disposto A+, A, B, C, D, E e E-.

A+
Alagoas
Amazonas
Rio Grande do Norte
Rondônia
A
Maranhão
Santa Catarina
Minas Gerais

B
Acre
Piauí
Roraima
Pará
Tocantins
C
Rio Grande do Sul
Amapá
Pernambuco

D
Espírito Santo
São Paulo
Ceará
Mato Grosso do Sul
Paraíba

E
Sergipe
Paraná
Rio de Janeiro
Mato Grosso
Goiás

E-
Bahia
Distrito Federal

Para chegar a esta classificação foram avaliados os quesitos: Integração Projeto Pin-Redesim (30%), Integração Viabilidade (20%), Integração Inscrições Tributárias (20%), Integração Órgãos de Licenciamento (30%), totalizando 100%. Os primeiros colocados cotados A+ alcançaram a nota de 88,5%. O Piauí integra o quadro dos estados que estão na terceira posição do novo ranking, com 82,5%.
De acordo com a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, as mudanças na forma de classificação acompanham o processo de modernização das Juntas Comerciais do país. “Estamos crescendo juntos, todas as Juntas comerciais estão empenhadas em modernizar seus serviços. Estamos vivendo um momento único em que os gestores unem esforços para crescermos juntos.” Comentou a presidente.
O Piauí permanece em escala ascendente no ranking, aumentando o número de municípios integrados ao sistema, diminuindo o tempo de tramitação e respostas de processos, aumentando a integração com demais órgãos de registro e licenciamento empresarial. Até 25 de setembro deste ano, o sistema Piauí Digital possuía 77 municípios parceiros. A estimativa é chegar a 100 até o fim de 2017.
Durante este mês de setembro, Alzenir Porto, a coordenadora de Redesim Valquíria Abreu e a diretora de registro, Gelzuíta Melo viajaram pela região norte e sul do Piauí, visitando mais de dez cidades do estado a fim de avaliar a prestação de serviços da Jucepi nos locais, esclarecer dúvidas e alinhar objetivos com os parceiros nos municípios.
Como resultado destas visitas uma série de treinamentos está sendo realizada com os parceiros municipais, já foram contemplados Floriano e Água Branca.
Piauí Digital
O Piaui Digital é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.
Redesim
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi criada pela Lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia.
Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.
A Redesim é administrada pelo Subcomitê Estadual constituído por órgãos representativos dos municípios, do Estado e da sociedade em geral.
Autoria: Isabelle Azevedo