O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Teresina, PI
Terça, 16
Outubro de 2018

27/03/2018 - 15h25min

Fórum busca ações para captação de recursos para o Estado

Realizada, a reunião técnica para o fortalecimento da Rede Siconv no Piauí. A reunião foi conduzida pelo secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, e contou com representantes de diversos órgãos participantes da Rede Siconv para debater e avaliar, e dar encaminhamentos às ações da Rede Siconv no estado. O evento foi realizado na Ordem dos Advogados do Brasil/Piauí.
O Siconv é o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse aberto a consulta púbica disponível na rede mundial de computadores, por meio do qual são operacionalizados todos os atos relativos às transferências voluntárias de recursos da União.
A Rede Siconv consiste em uma parceria com diversos atores de participam direta ou indiretamente no ciclo das transferências voluntárias de recursos, e tem por objetivo o desenvolvimento à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov).
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) é a unidade gestora da Rede Siconv no Estado e tem como missão multiplicar os profissionais de órgãos estaduais, municipais e organizações não governamentais que já utilizam ou irão utilizar o sistema para uma maior captação de recursos para o estado.
Luís Emílio Passos, secretário do Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Piauí, explica ainda que muito dos insucessos das transferências involuntárias decorrem da falta de capacitação dos executores: “Essa iniciativa de criar uma rede estruturada com apoio de diversos órgãos, que vai lá nos municípios, onde são executadas essas políticas e capacita as pessoas é fundamental para que a gente tenha uma mudança nesse panorama”, diz ele
Fórum Siconv
Na quarta-feira (28), acontece, na OAB, o I Fóruns de Fortalecimento da Rede Siconv. O Fórum reunirá órgãos e usuários da rede no Estado com o objetivo de discutir e utilização do sistema com o intuito de otimizar a captação de recursos através de convênios para o Estado. A previsão é que o evento seja aberto pelo Governador do Estado, Wellington Dias.
A programação tem início às 9h e traz temas como: Fortalecimento da gestão e do controle nas transferências voluntárias. Governança da Rede Siconv no Estado e implantação dos modelos de excelência na gestão, risco e integridade; Atuação dos órgãos de controle na gestão de recursos transferidos, entre outros encaminhamentos.
Participarão do Fórum Ministério do Planejamento, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Piauí, Ministérios Público Estadual, Procuradoria Geral da República, 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Controladoria Geral do Piauí, Unidade Gestora Estadual da Rede Siconv- UGE/PI, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Associação Piauiense de Prefeitos e Municípios (APPM)
Luís Emílio Passos avalia o evento como fundamental para o sucesso das transferências voluntárias. “As transferências voluntárias são um importante meio de descentralização de recursos da União, de realização de politicas publicas de interesse da União, nos territórios, estados e municípios e e tem tido diversos problemas ao longo dos anos e tem evoluído constantemente”, afirma.
Autoria: Fabia Adriana Vieira
 


16/10/2018 - 08h58min
Pesquisa Ibope,Bolsonaro lidera.

15/10/2018 - 15h18min
Professores para o Brasil


15/10/2018 - 15h00min
Os fiéis de Bolsonaro

15/10/2018 - 14h55min
Uma extensa ficha corrida