O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Teresina, PI
Quarta, 21
Novembro de 2018

27/06/2018 - 18h20min

Como funcionam os ciclos econômicos

omo funciona um ciclo econômico? Ele se divide em duas fases que se alternam. Na mais longa, a de expansão, a economia cresce até atingir um novo pico. Nela, são gerados desequilíbrios macroeconômicos (inflação, déficits de contas externas ou déficits fiscais) que, para serem corrigidos, exigem a adoção de medidas que acabam fazendo a economia parar de crescer, dando início à fase seguinte, a de contração. Essa, por sua vez, dura até esses desequilíbrios serem suficientemente reduzidos para que a economia possa voltar a crescer.

Aí, começa um novo ciclo econômico. E vem então uma nova fase de expansão, que é dividida em duas subfases:A primeira dura até que o antigo pico seja atingido novamente; é o período de recuperação.

A segunda vai até um novo pico — é o período de prosperidade, quando a sociedade alcança níveis de produção e renda nunca atingidos antes. Na fase de recuperação, como o próprio nome diz, o país apenas recupera a prosperidade perdida na contração anterior. Nela, o desemprego ainda é alto e a sensação ruim, mas o crescimento costuma ser mais acelerado e as oportunidades de negócios e investimentos até melhores do que na fase de prosperidade.No Brasil, atingimos o último pico no quarto trimestre de 2014. Na sequência, tivemos a mais longa e profunda contração da História brasileira, contração que durou até o último trimestre de 2016.

isto e ( Ricardo Amorim )




17/11/2018 - 20h42min
Brasil A volta da fome

17/11/2018 - 20h35min
O regresso de Levy