O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Teresina, PI
Terça, 21
Maio de 2019

14/03/2019 - 11h32min

HGV realiza dois transplantes renais no Dia Mundial do Rim


Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nesta quinta-feira (14), dois transplantes renais. A informação foi dada pela coordenadora da Clínica Nefrológica, Celina Castelo Branco, na abertura do I Ciclo de Palestras pelo Dia Mundial do Rim realizado pelo HGV. Este ano, o hospital já realizou quatro transplantes renais.
Os receptores são C.N.S, 39 anos, do município de São Raimundo Nonato, e C.B.M, 46 anos, do município de Picos. Segundo a médica especialista em transplante renal, Celina Castelo Branco, as pessoas precisam se preocupar com o rim, porque a doença renal é silenciosa e tem como fatores de risco a hipertensão, a diabetes, o tabagismo e a obesidade.
Para o coordenador do evento, o enfermeiro Jarbas Alves, o objetivo do ciclo de palestras é divulgar as informações relacionadas à prevenção, os cuidados e a importância do diagnóstico precoce das doenças renais.
Participaram também da abertura, o coordenador médico do Transplante, Ricardo Mangueira; o coordenador de Enfermagem da Nefrologia, Jarbas Alves; a nutricionista da Nefrologia do HGV Fátima Lira; a nutricionista da Novafapi Andrea Fernanda; e o técnico em Enfermagem e colaborador do evento Valdomiro Costa.
Atendimento
A Clínica Nefrológica do HGV atende 44 pacientes renais crônicos em programa de hemodiálise e seis em diálise peritoneal. A clínica também faz acompanhamento a 280 transplantados de rim com atendimento ambulatorial e internação.
Ccom  

20/05/2019 - 18h50min
Todos pela educação