O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Teresina, PI
Segunda, 15
Julho de 2019

25/06/2019 - 15h43min

Sasc assina convênio para emissão de Carteiras de Trabalho

Na manhã da última segunda-feira (24), o secretário de estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Zé Santana, esteve reunido com o superintendente regional do trabalho e emprego do Piauí, Philippe Salha, e representantes do Sistema Nacional de Emprego – Piauí (Sine), para assinar o aditivo do convênio para emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
O aditivo visa à prorrogação do prazo de vigência para descentralização da atividade de emissão de carteira de trabalho e previdência social nas unidades do Sine em todo o Piauí. “Esta é uma ação que beneficia a todos, facilitando e descentralizando as emissões de importantes documentos necessários para adentrar no mercado formal de trabalho. Neste momento importante para a Sasc, estiveram presentes comigo a superintendente de Intermediação de Mão de Obra, Elizane Lopes, e a gerente de operações do Sine, Noélia Amorim, responsáveis por mais este avanço rumo a uma gestão de resultados”, comenta o secretário da Sasc.
"Esse convênio é de grande importância para o trabalhador, que encontra mais um ponto de atendimento além do já existente na Superintendência do Trabalho. Por isso estamos aqui assinando esse termo aditivo, que com certeza dará continuidade ao atendimento e garantias ao trabalhador", acrescenta Zé Santana.
Em todo o Piauí, o Sine já emitiu 2.362 carteiras profissionais nos últimos cinco meses. Só em Teresina, o Sine emitiu 1.164 documentos, sendo a média mensal de 238 carteiras. Em São Raimundo Nonato, foram emitidas 547, sendo a média mensal de 110. Já em Esperantina, foram emitidas 651 carteiras profissionais, sendo a média mensal de 130 carteiras.
A CTPS é um documento da máxima importância para o trabalhador, onde ficam registrados dados asseguradores das garantias trabalhistas, como os benefícios previdenciários, em especial aposentadorias e licenças, bem como o acesso ao FGTS, e ao seguro desemprego, além de registros de experiências profissionais, inclusive de estágios e programas de menor e jovem aprendiz, entre outros.
Autoria: Ascom Sasc