O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Teresina, PI
Sexta, 23
Agosto de 2019

12/08/2019 - 20h33min

Governadora trata com secretário da Educação sobre transporte escolar e Fundef

 

 
Governadora se reúne com secretário da Educação (Francisco Leal)

 

Para tratar sobre ações que devem melhorar a educação no estado, a governadora em exercício Regina Sousa recebeu o secretário da Educação, Ellen Gera, ), no Palácio de Karnak. Francisco Leal

“Tratamos sobre programas e ações da Secretaria de Estado da Educação em prol dos piauienses. Falamos da licitação do transporte escolar que é uma das prioridades, hoje, do Governo do Piauí. Vamos conseguir equacionar esse serviço para os estudantes da rede estadual. Estamos na fase final do processo de licitação”, explicou Ellen Gera. 

O serviço de transporte escolar vai beneficiar cerca de 42 mil alunos, professores e servidores da Secretaria da Educação, em 100 municípios piauienses. A contratação do serviço de transporte escolar visa proporcionar o deslocamento de alunos, professores e servidores que estudam na zona urbana e moram na zona rural, ou vice-versa, ou para quaisquer escolas localizadas em áreas de difícil acesso (mesmo que urbanas), que não sejam atendidas por transporte público coletivo. 

“Ainda em julho, nós fizemos o pregão e recebemos os lances, estamos na fase final e esperamos que, ainda durante o mês de agosto, possamos contar com os novos contratos e resolver todas as pendências que nos restam”, disse o secretário da Educação.

Regina Sousa mostrou preocupação com a questão da alfabetização dos piauienses e necessidade de intensificar programas que possam aumentar o número de pessoas letradas. "A maioria dos analfabetos está na zona rural, queremos fazer uma grande campanha de alfabetização e envolver vários segmentos sociais. Precisamos ter um olhar mais específico”, disse a governadora. 

Sobre o assunto, foi colocado em pauta o plano de aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). “Fomos contemplados com um precatório importante de direitos em relação aos recursos do fundo. É R$ 1,5 bilhão devido pela União ao Piauí referente à sua participação no Fundef desde o ano de 1997, quando foi implantado. Os recursos serão investidos em educação dentro de um plano de cinco metas que inclui entre outras coisas, a alfabetização de jovens e adultos”, garantiu Ellen Gera. 

Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa